Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cinco de Cada Vez

A fotografia tem pouco a ver com as coisas que vemos, e muito a ver com a forma como as vemos..

A fotografia tem pouco a ver com as coisas que vemos, e muito a ver com a forma como as vemos..

Cinco de Cada Vez

17
Jun19

Gerês


cincodecadavez

IMG_8998.JPG

IMG_8584.JPG

IMG_9128.JPG

IMG_9274.JPG

IMG_9261.JPG

A primeira vez que estive no Gerês foi há muitos anos, adolescente talvez, mas tenho memórias muito presentes dos passeios e dos banhos em águas límpidas, naquelas maravilhosas lagoas e cascatas..

Pois bem, cerca de vinte anos depois, voltei por quatro dias, que se revelaram manifestamente insuficientes para visitar todos os pontos imperdíveis daquele santuário de natureza..

Não foi seguido um roteiro rigoroso, o que tem a vantagem de nos levar a locais imprevistos, que de outra forma nos escapariam, mas tem a desvantagem de se poder perder mais tempo em deslocações, entre pontos de interesse..

O Parque Nacional da Peneda Gerês compreende cerca de 70.000 hectares e inclui as serras da Peneda, do Soajo, Amarela e Gerês.. Abrange os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real.. A UNESCO considerou-o Reserva Mundial da Biosfera pela sua diversidade de fauna e flora.. Com sorte, é possível avistar um corço, ou um lobo ibérico, mas o mais provável é dar de caras com os pequenos cavalos selvagens de raça garrana que por ali circulam livremente. A determinada altura, vimos uma vaca que tinha sido atacada por um lobo e estava no chão, à guarda do pastor, enquanto o veterinário não chegava.. Cenas da vida real que nos levam directamente aos livros da nossa infância..

Património histórico e cultural também não lhe falta.. São as aldeias onde o tempo parece ter parado, os espigueiros, os castelos, vestígios romanos, pontes, moinhos, santuários, e a lista podia continuar..

O Gerês é um dos lugares turísticos de eleição em Portugal, onde há todo um mundo natural, cultural e de lazer a ser explorado, seja através dos belos trilhos que podemos percorrer, das águas cristalinas onde podemos mergulhar ou dos miradouros cujas vistas nos cortam a respiração..

 

São incontáveis recantos por descobrir num lugar de inesgotável beleza..

3 comentários

Comentar post